Poucos encontros entre imagem e som são tão pungentes como aqueles forjados na era do cinema mudo. The Kid (1921) de Charlie Chaplin é um desses marcos e regressa agora ao ecrã, com interpretação da banda sonora ao vivo, respondendo ao renovado interesse pela música de cinema enquanto género sinfónico.
Este filme marca um ponto de viragem na carreira de Chaplin, ao unir a sua persona cómica a uma profundidade emocional sem precedentes, expressa através de humor, ternura e crítica social. A partitura em concerto só foi composta em 1971, numa fase avançada da vida de Chaplin, convocando o legado do music hall que marcou os seus primeiros anos. Ao invés de reproduzir cada gesto no ecrã, a música define, sim, a atmosfera de cada cena, deixando que o drama se desenrole ao seu ritmo natural e com notável clareza.
Restaurada e adaptada para apresentação ao vivo pelo maestro Timothy Brock, esta versão devolve transparência e equilíbrio à escrita orquestral de Chaplin. O lirismo das cordas, a agilidade das madeiras e os matizes tímbricos conferem expressividade ao filme sem sentimentalismo. Resulta um universo sonoro de charme contido, onde melodia e andamento contribuem para iluminar a narrativa visual do autor.
A Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida por Timothy Brock, acompanhará o filme em tempo real, num diálogo vívido entre o cinema e a tradição sinfónica. Um clássico intemporal será assim redescoberto, convidando o público a experienciar The Kid não só como um marco do cinema, mas como uma obra cuja música conserva uma eloquência serena.
All photographs from Chaplin films made from 1918 onwards © Roy Export S.A.S. All rights reserved. CHARLES CHAPLIN, CHAPLIN, the LITTLE TRAMP, the images on this web site, and the names of Mr. Chaplin's films are all trademarks and/or service marks of Roy Export and/or Bubbles Inc. S.A.